História

1995

As maiores drogarias independentes de Goiânia e Brasília fundaram A REDE DA ECONOMIA, uma Associação de Drogarias, que foi uma das pioneiras do gênero em nosso País. 

O intuito era obter preços mais competitivos com as indústrias farmacêuticas e buscar uma forma de se obter informações e orientações sobre o segmento comercial em que atuamos.

Entretanto, por questões de logística e ideológica, ambos os grupos de Goiânia e Brasília, decidiram, cada qual, fundar sua própria associação. Assim sendo, o grupo de Brasília criou a ADBR – Associação de Drogarias do Brasil, enquanto o grupo de Goiânia criou a AGDRE – Associação Goiana de Drogarias da Rede da Economia. Ambas as associações utilizavam o nome fantasia de REDE DA ECONOMIA, inobstante a agremiação de Brasília ter efetuado o registro de tal marca junto ao INPI.

Os fundadores e primeiros associados da REDE DA ECONOMIA eram considerados os proprietários das maiores drogarias independentes de Goiânia e Brasília. Deste modo, os donos das maiores drogarias de Goiânia formaram o primeiro corpo de diretores da AGDRE – Associação Goiana de Drogarias da Rede da Economia, que fora estruturada da seguinte forma:

  • Sr. Saulo – Presidente (Santa Mônica);
  • Sr. Carlos – Vice-Presidente (Drogaria Primavera);
  • Sr. Júnior (Drogana);
  • Sr. Osmar (Drogaria Goiânia);
  • Sr. Felipe (Drogalle);
  • Sr. Duarte (Drogarte);
  • Sr. Jaldo (Farmácia do Povo);
  • Sr. Ademar (Drogacenter);
  • Sr. Ademar (Drogacenter);

1998

Durante os primeiros anos a AGDRE – Associação Goiana de Drogarias da Rede da Economia funcionou como um clube dos honoráveis de drogarias independentes e não aceitavam novos associados, ou quase nenhum novo associado. Somente a partir de 1998 a Associação passou a aceitar novos membros.

Naquela época a REDE DA ECONOMIA já estava bastante consolidada, com muitas drogarias associadas em Goiás e Brasília, e havia mútua troca de informações e cooperações entre ambas as associações (ADBR e AGDRE).

Porém, com a distância entre as duas capitais e o passar do tempo, a cooperação entre as associações foi aos poucos cessando.

2005

Considerando que não havia mais razão para ambas as associações explorarem comercialmente o mesmo nome, já que cada agremiação passou a estabelecer estratégias comerciais e institucionais diferentes, além do fato da AGDRE – Associação Goiana de Drogarias da Rede da Economia ter de pagar royalties à ADBR – Associação de Drogarias do Brasil pela utilização da marca e logomarca REDE DA ECONOMIA, esta associação goiana buscou romper, em dezembro de 2004, os elos que a prendiam à associação do Distrito Federal, alterando no início de 2005 sua razão social para AGD – Associação Goiana de Drogarias, passando a explorar economicamente a marca e logomarca NOSSA REDE.

Neste mesmo ano de 2005 a AGD – Associação Goiana de Drogarias se filiou à FEBRAFAR – Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias, uma instituição sem fins lucrativos com sede em São Paulo/SP e atuação em todo o Brasil.

A FEBRAFAR tem como objetivo promover a integração e o fortalecimento das associações em todo o país para o crescimento econômico das drogarias, formando, assim, a maior rede de drogarias do Brasil.

Em seus 20 anos de história a AGDRE – Associação Goiana de Drogarias da Rede da Economia e, posteriormente, AGD - Associação Goiana de Drogarias teve algumas sedes, iniciando suas atividades no prédio da Reydrogas, um aliado importante no início da rede.

Depois, tivemos uma sede na Avenida Goiás, no Centro de Goiânia. Em seguida, fomos para o Setor Oeste, na Avenida T-7. Depois, nos transferimos para a Avenida Assis Chateaubriand, Setor Coimbra. Posteriormente, para a Avenida T-1, Setor Bueno. Atualmente, nossa sede se encontra na Av. C-198, no Jardim América.

Tivemos importantes Diretorias, cada uma com suas particularidades e modelos de administração da Associação. Nessas Diretorias passaram Presidentes que deixaram suas marcas para toda a história. Nosso primeiro presidente e co-fundador da Associação foi o Sr. Saulo. Depois veio o Sr. Carlos e em seguida o Sr. Edson. Tivemos, ainda, o Sr. Odiney (Bola) e o Sr. Ademar. Em seguida veio o Sr. Carlos (Tim) e o Sr. Claudinei. E posteriormente Srta. Fabiana.

2016

Atualmente, temos como presidente, o Sr. Claudinei Lopes dos Santos, que foi eleito em assembleia em outubro de 2016.

O sucesso da NOSSA REDE só foi alcançado em virtude do esforço de nossos associados, colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores parceiros da Associação.

Uma das pessoas que, inegavelmente, mais ajudaram a Associação em seus objetivos foi o Sr. João Panarello. Ele, desde o início, apoiou seus amigos fundadores da rede, estando sempre ao lado da Associação e dos Associados, atuando de forma sistemática para o engrandecimento da NOSSA REDE.

Desde a fundação da NOSSA REDE,  a fidelização de ideais e o comprometimento de nossos associados fizeram com que chegássemos a 20 anos de existência e sucesso.